« Voltar
« Voltar
« Voltar

BEM VINDO/A AO SITE DA BENEBIKE!

Rotas com Alma


2019-01-14   Publicado por: Benebike



Rotas com alma - 13/01/2019

Passeio e-bike pelo Parque Natural Serra d’Aire e Candeeiros.

Domingo passado um grupo de valentes guerreiros decididos a enfrentar o frio e a sofrer um pouco pela manhã, juntaram-se na BENEBIKE para um passeio à antiga. Munidos de armas modernas, confortáveis e-bikes, fomos á descoberta de alguns recantos na Serra dos Candeeiros. Como colegas de passeio, tivemos a visita dos amigos dos Vinhos Vale Zias, Cercal, Montejunto.

Locais de interesse visitados:

- Olho d’água de Alcobertas

   

O Olho D’Água em Alcobertas é a nascente da Ribeira de Alcobertas. Nesta zona de calcários formam-se muitas cavernas e fendas profundas devido à erosão pela acção das águas da chuva. A água circula subterraneamente pela Serra e surge à superfície em Alcobertas e mantém o seu caudal ao longo de todo o ano.

- Potes mouros de Alcobertas

Localizados na freguesia de Alcobertas, Rio Maior, os potes mouros, ou silos mouros são o maior conjunto de silos conhecidos na Península Ibérica. Existem referências históricas que indicam que ainda eram utilizadas no século XV. A sua utilização era para armazenar cereais. Hoje em dia existem 35 silos, mas originalmente seriam entre 80 a 100. Actualmente, este local constitui o Núcleo Arqueológico de Alcobertas.

- Salinas de Rio Maior

Nascente de água salgada, alimentada por um filão de salgema subterrâneo. Com utilização desde tempos pré-históricos, o primeiro registo escrito sobre esta nascente é de 1179. Ainda hoje, os métodos de extração, recolha do sal, são naturais e artesanais.

- Estrada Dona Maria Pia

Caminho que providenciava uma carreira regular entre Lisboa e Porto, com o serviço MalaPosta, iniciada em 1855. A viagem era efetuada de uma forma ininterrupta, com 23 paragens nas chamadas “estações de muda”, para a troca de cavalos, descanso do pessoal e toma de quatro refeições (ceia nas Caldas da Rainha, almoço em Leiria, jantar em Coimbra e ceia em Oliveira de Azeméis). Para vencer os 300 quilómetros entre Lisboa e o Porto, demorava-se 34 horas, sendo a velocidade média de 8,8 quilómetros/hora.

Que venham muitos passeios em 2019!


Autor: Benebike
Criador de Blogs desde 1980 especializado em Bicicletas...

Tags: #benebike #ebikes #PNSAC #rotascomalma





« Voltar